About Us tem vaca na moita tem vaca na moita Of All Categories Academics, Arts, Autos, World & Business, World News, Business & Finances, Consulting, Entrepreneurship, Politics, Career & Jobs, Computers, Education & Training, Entertainment, Celebrities, Movies, Music Television, Food & Drink, Games, Gaming News, Nintendo Wii,PC Games, PlayStation Xbox 360, Health & Fitness, Home & Garden, Humor, Law & Legal, Lifestyle, Fashion, Marketing, SEO, Mobile, Personal, Parenting, Relationships, Pets, Photos, Real Estate, Recreation & Sport, Religion, Science, Shopping, Sports, Baseball, Basketball, Extreme, Football, Golf, Hockey, Motorsport, Soccer, Tennis, Technology, Tech News, Apple, Blogging, Design, Gadgets, Hardware, Internet, Linux/Unix, Microsoft, Programming, Security, Software, Web 2.0, Wireless, Web Hosting, Travel, Video Blogs, Writing, Wallpaper.

Monday, December 5, 2011

Sala Nordeste recebe exposições contempladas pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011

image Artistas do Maranhão e São Paulo integram a programação, que inicia no dia 15 de dezembro e segue até 19 de maio de 2012
Em 2011 duas exposições foram contempladas através do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea, para ocupação da Sala Nordeste, espaço localizado na Rua do Bom Jesus, no Recife Antigo. O primeiro a ficar em exposição é o trabalho This_Placements, do artista César Meneghetti, de São Paulo, cuja abertura será no dia 15 de dezembro.
A exposição visa um diálogo entre diferentes culturas através da arte, partindo da interpretação do artista sobre diferentes realidades. A instalação será composta por uma série de projeções de imagens filmadas em diferentes partes do globo: Recife, Veneza, Niamey e Hanói se mesclam, transformando-se em lugares simbólicos. Imagens reais são reelaboradas digitalmente, se sobrepõe e se rarefazem até se tornarem puro fluxo. César Meneghetti é formado pela Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e se especializou em Mixed Media Arts na City of London Polytechnic.This_Placements ficará aberta para visitação até 15 de janeiro de 2012.
Já a exposição Territórios, do artista Thiago Martins, de São Luís do Maranhão, terá início no dia 19 de abril de 2012 e encerramento no dia 19 de maio. A obra provoca questionamentos acerca da pintura nos dias de hoje, sobretudo no Brasil, reunindo um grupo de artistas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro Oeste do país. Nascidos a partir dos anos 80 e formados num contexto de pós-modernidade, Daniel Lannes (RJ), Fábio Baroli (MG), Fábio Magalhães (BA), Flávio Araújo (PA) e Thiago Martins (MA) propõem um projeto coletivo de pintura, investigando questões técnicas, conceituais e subjetivas por meio da reflexão e do fazer.
Edital
As exposições que irão ocupar a Sala Nordeste até abril de 2012 foram selecionadas através do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011 – Galeria Nordeste de Artes Visuais Recife, uma iniciativa da Fundação Nacional de Artes (Funarte), instituição vinculada ao Ministério da Cultura. O prêmio, que teve por objetivo multiplicar a diversidade de linguagens e tendências em várias modalidades de manifestações artísticas, teve as inscrições encerradas no dia 22 de julho deste ano.
As inscrições foram abertas para participantes de todo o Brasil e cada contemplado receberá R$ 40 mil para sua execução da exposição. A comissão julgadora foi composta por especialistas na área de cultura, como Ana Elisabete de Gouveia, Luciana Padilha Cardoso de Macedo, Juliana Notari Nascimento, Bruno de Albuquerque Monteiro e Isabela Queiroga Lucchesi.
Sala Nordeste
A Sala Nordeste, inaugurada em setembro de 2010, fica localizada na Rua do Bom Jesus, 237, Bairro do Recife, e é fruto de uma parceria entre a Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura, a Prefeitura do Recife, através da Fundação de Cultura Cidade do Recife, e do Centro Cultural do Banco do Nordeste, no intuito de promover a difusão, fruição e circulação das Artes Visuais na cidade.
Direcionada para as Artes Visuais, incluindo Design, Fotografia, Moda e Arte Digital, a Sala Nordeste tem por objetivo difundir obras da produção recente, de caráter experimental e cujo histórico considere a interface das linguagens adequadas ao perfil do espaço. A Sala, integrada à Representação Regional Nordeste/MinC, conta com auditório de 60 lugares, salas de reunião e multiuso. O horário de funcionamento será de domingo à sexta-feira, das 9h às 19h. Mais informações pelo telefone (81) 3117-8442.


Maíra Brandão

No comments:

Post a Comment

Search This Blog

Blog Archive