About Us tem vaca na moita tem vaca na moita Of All Categories Academics, Arts, Autos, World & Business, World News, Business & Finances, Consulting, Entrepreneurship, Politics, Career & Jobs, Computers, Education & Training, Entertainment, Celebrities, Movies, Music Television, Food & Drink, Games, Gaming News, Nintendo Wii,PC Games, PlayStation Xbox 360, Health & Fitness, Home & Garden, Humor, Law & Legal, Lifestyle, Fashion, Marketing, SEO, Mobile, Personal, Parenting, Relationships, Pets, Photos, Real Estate, Recreation & Sport, Religion, Science, Shopping, Sports, Baseball, Basketball, Extreme, Football, Golf, Hockey, Motorsport, Soccer, Tennis, Technology, Tech News, Apple, Blogging, Design, Gadgets, Hardware, Internet, Linux/Unix, Microsoft, Programming, Security, Software, Web 2.0, Wireless, Web Hosting, Travel, Video Blogs, Writing, Wallpaper.

Tuesday, December 13, 2011

Rio Grande do Norte ganha Programa Nacional de Agentes de Leitura

image O Rio Grande do Norte é um dos primeiros estados a receber o Programa Nacional de Agentes de Leitura, política pública do Ministério da Cultura (MinC) que simula a estratégia dos Agentes de Saúde do Programa de Saúde da Família para ampliar e democratizar o acesso à leitura. Inicialmente serão beneficiados 43 municípios no estado.

O Programa foi lançado nesta segunda-feira (12) na Governadoria com a presença da governadora Rosalba Ciralini (DEM), a secretária estadual de Cultura Isaura Rosado, o diretor do Livro e da Leitura, Fabiano Santos, o diretor regional do MinC/Nordeste, Fábio Lima e a deputada federal Fátima Bezerra (PT), entre outros.

O diretor do Livro e da Leitura do MinC explicou as principais diretrizes do Programa, que em linhas gerais procura aproximar pessoas e literatura através de agentes de leitura, visitas domiciliares, contação de histórias, bibliotecas e saraus literários. “É uma política de juventude, mas é uma política também de direitos humanos”, resumiu Fabiano Santos, para depois citar Antônio Cândido: “O direito à literatura é fator indispensável de humanização”.

Fátima Bezerra fez uma retrospectiva das conquistas na área de Cultura que o Rio Grande do Norte tem alcançado através do Governo Federal e citou a construção do Teatro de Parnamirim e a reforma do Teatro Sandoval Wanderley e do Teatro de Assu, todos iniciados neste ano. E lembrou a importância da instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Livro e da Leitura do Rio Grande do Norte dia 9. Ela coordena a Frente Nacional.

“Queremos ampliar o Programa Agentes de Leitura no Brasil e no Rio Grande do Norte. Vamos trabalhar para levá-lo a todos os municípios do estado. Assim como os agentes de saúde cuidam da saúde da população, os agentes de leitura levarão conhecimento aos lares potiguares", disse.

Quanto ao Fundo Estadual de Cultura, a deputada federal afirmou que a iniciativa é importante, mas é necessário promover debate com os artistas, produtores e movimentos culturais. “O Fundo Estadual deve ter sintonia com as diretrizes do Sistema Nacional de Cultura e do Plano Nacional de Cultura”. Fátima Bezerra foi relatora do Plano Nacional de Cultura, cujas metas serão lançadas nesta terça-feira (13) em Brasília.

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, que é presidida pela deputada federal, apresentou emenda ao Orçamento Geral da União de 2012 de R$ 1,5 bilhão para a área de Cultura.

assessoria

No comments:

Post a Comment

Search This Blog

Blog Archive