About Us tem vaca na moita tem vaca na moita Of All Categories Academics, Arts, Autos, World & Business, World News, Business & Finances, Consulting, Entrepreneurship, Politics, Career & Jobs, Computers, Education & Training, Entertainment, Celebrities, Movies, Music Television, Food & Drink, Games, Gaming News, Nintendo Wii,PC Games, PlayStation Xbox 360, Health & Fitness, Home & Garden, Humor, Law & Legal, Lifestyle, Fashion, Marketing, SEO, Mobile, Personal, Parenting, Relationships, Pets, Photos, Real Estate, Recreation & Sport, Religion, Science, Shopping, Sports, Baseball, Basketball, Extreme, Football, Golf, Hockey, Motorsport, Soccer, Tennis, Technology, Tech News, Apple, Blogging, Design, Gadgets, Hardware, Internet, Linux/Unix, Microsoft, Programming, Security, Software, Web 2.0, Wireless, Web Hosting, Travel, Video Blogs, Writing, Wallpaper.

Friday, December 16, 2011

César Meneghetti ocupa a Sala Nordeste de Artes Visuais

image A obra this_placementsPrêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011– faz uma reflexão sobre a linguagem audiovisual em deslocamentos em quatro continentes
Será inaugurada no dia 15 de dezembro de 2011, na Sala Nordeste de Artes Visuais, emRecife, a mostra THIS_PLACEMENTS do artista visual CÉSAR MENEGHETTI.
A instalação vídeo site specific - Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011 - é composta por uma série de projeções de imagens filmadas em diversas partes do globo: Recife, Veneza, Niamey e Hanói se mesclam, transformando-se em lugares simbólicos. Imagens reais são reelaboradas digitalmente, se sobrepõe e se rarefazem até se tornarem puro fluxo.
O trabalho mostrado em Recife faz parte de uma ampla pesquisa que o artista efetua nos últimos anos, colocando num único eixo, angulo visual e objeto observado, sugestão e realidade, memória e presente, norte e sul do planeta prefigurando em simultaneidade absoluta a forma espaço-tempo, um espelho da globalização. “Ao fazer uma fusão pouco visível entre áreas geográficas, Meneghetti coloca em discussão conceitos pertinentes ao audiovisual, como a veracidade e a realidade produzindo uma operação de subversão à ordem do real, do pensamento e da linguagem-imagem, explícita ou implicitamente política”, escreve Antonio Arévalo.
Em THIS_PLACEMENTS, o ocidente e o oriente adquirem assim uma nova dimensão, lado a lado, em quatro grandes projeções, quatro realidades, quatro continentes: África (Niamey, Níger), Ásia (Hanói, Vietnam), Europa (Veneza, Itália) e América (Recife, Brasil). Quatro cidades do mundo vistas simultaneamente a partir da metáfora de uma trajetória imaginária. A obra indaga também sobre a percepção de uma paisagem inexistente, sobre o conceito de deslocamento de tempo/espaço, criando assim, uma nova realidade antropogeográfica e virtual, propondo um dialogo entre as diversas culturas através da arte.
O artista e cineasta CÉSAR MENEGHETTI marca assim a sua volta ao país, depois de ter vivido muitos anos na Europa e ter produzido uma vasta obra ainda pouco conhecida no Brasil. Além do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011, ele inaugurou este ano mostras individuais em Roma e em Salvador e teve seu trabalho I\O _EU É UM OUTRO apresentado na 54° Bienal de Veneza, no evento Biennale Sessions, em outubro.
A ocupação de CÉSAR MENEGHETTI ficará aberta ao público diariamente na FunarteGaleria Nordeste de Artes Visuais de Recife até 15 de janeiro de 2012, exceto nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1° de janeiro. Após Recife, a obra THIS_PLACEMENTS foi convidada a participar de uma coletiva internacional itinerante composta por 10 instalações de 10 artistas estrangeiros e brasileiros a ser realizado em Turim, Liubliana, Varsóvia e Middelburg.
SERVIÇO:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::://////////////////////////
THIS_PLACEMENTS – mostra de César Meneghetti
Inauguração:
15 de dezembro | quinta, 19h
Visitação
: 16 de dezembro a 15 de janeiro 2012 | domingo a sexta, das 10h às 18h
Complexo Cultural Funarte Recife – Sala Nordeste de Artes VisuaisRua Bom Jesus, 237 – Bairro do Recife, Recife, PE - 50030-170 +55 81 3117 8442
Entrada Franca
SOBRE O ARTISTA::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::://////////////////////////
CÉSAR MENEGHETTI (São Paulo, 1964), artista visual e cineasta, realiza um trabalhocrossmedia de técnicas e de conteúdo, que se debruça sobre a questão do outro antropológico e sobre o conceito de limites e confins, sejam eles geográficos, sociais, políticos, psicológicos ou linguísticos. Através da pesquisa e da interação de ferramentas tradicionais e contemporâneas (filme, vídeo, fotografia, web, pintura, instalação e percursos relacionais) MENEGHETTI extrai e isola fragmentos da realidade, para depois elaborá-los, inserindo-os em um novo contexto.
É formado pela FAAP-SP (Artes Plásticas), pela City of London Polytechnic (Mixed Media Arts) e pelo renomado Centro Sperimentale di Cinematografia de Cinecittà. Retorna ao Brasil depois de 24 anos, após ter realizado um vasto número de trabalhos e obras multidisciplinares na Europa, Ásia e África mostrados em mais de 40 países onde obteve inúmeros reconhecimentos. Participou das Bienais de Sharjah, Cerveira, Teheran, Adriatica, Trevi FlashArt, La Paz, Bruxelas, Arte Eletronica di Roma, Inter-American de Washington e Bienal de Veneza 51 (Pavilhão Latino-americano), Transmediale, MicroWave, VideoBrasil etc. Tem obras na coleção do MAB-SP Museu de Arte Brasileira, no MLAC - Museo Laboratorio di Arte Contemporanea e no MACRO Museo di Arte Contemporanea di Roma. É um dos 99 artistas selecionados na antologia “Made in Brasil – 30 anos de vídeo brasileiro”, de Arlindo Machado. CÉSAR MENEGHETTI é - segundo a historiadora de arte italiana Simonetta Lux - um dos 22 artistas mais representativos do momento, analisados e definidos por ela “hiper-contemporâneos”, no seu volume “Arte Iperconteporanea – un certo loro sguardo”.
Em 2010-2011, CÉSAR MENEGHETTI recebeu o prêmio Brasil Arte Contemporânea da Fundação Bienal de São Paulo com o projeto I\O EU É UM OUTRO, uma obra relacional e interativa que também em 2011, foi tema da Biennale Sessions, evento especial da 54° Bienal de Arte de Veneza. Ele foi contemplado com Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011 - Galeria Nordeste de Artes Visuais Recife. Ele vive e trabalha em São Paulo.
Maíra Brandão
Assessoria de Comunicação
Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE/MinC)

No comments:

Post a Comment

Search This Blog

Blog Archive