About Us tem vaca na moita tem vaca na moita Of All Categories Academics, Arts, Autos, World & Business, World News, Business & Finances, Consulting, Entrepreneurship, Politics, Career & Jobs, Computers, Education & Training, Entertainment, Celebrities, Movies, Music Television, Food & Drink, Games, Gaming News, Nintendo Wii,PC Games, PlayStation Xbox 360, Health & Fitness, Home & Garden, Humor, Law & Legal, Lifestyle, Fashion, Marketing, SEO, Mobile, Personal, Parenting, Relationships, Pets, Photos, Real Estate, Recreation & Sport, Religion, Science, Shopping, Sports, Baseball, Basketball, Extreme, Football, Golf, Hockey, Motorsport, Soccer, Tennis, Technology, Tech News, Apple, Blogging, Design, Gadgets, Hardware, Internet, Linux/Unix, Microsoft, Programming, Security, Software, Web 2.0, Wireless, Web Hosting, Travel, Video Blogs, Writing, Wallpaper.

Friday, December 16, 2011

César Meneghetti ocupa a Sala Nordeste de Artes Visuais

image A obra this_placementsPrêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011– faz uma reflexão sobre a linguagem audiovisual em deslocamentos em quatro continentes
Será inaugurada no dia 15 de dezembro de 2011, na Sala Nordeste de Artes Visuais, emRecife, a mostra THIS_PLACEMENTS do artista visual CÉSAR MENEGHETTI.
A instalação vídeo site specific - Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011 - é composta por uma série de projeções de imagens filmadas em diversas partes do globo: Recife, Veneza, Niamey e Hanói se mesclam, transformando-se em lugares simbólicos. Imagens reais são reelaboradas digitalmente, se sobrepõe e se rarefazem até se tornarem puro fluxo.
O trabalho mostrado em Recife faz parte de uma ampla pesquisa que o artista efetua nos últimos anos, colocando num único eixo, angulo visual e objeto observado, sugestão e realidade, memória e presente, norte e sul do planeta prefigurando em simultaneidade absoluta a forma espaço-tempo, um espelho da globalização. “Ao fazer uma fusão pouco visível entre áreas geográficas, Meneghetti coloca em discussão conceitos pertinentes ao audiovisual, como a veracidade e a realidade produzindo uma operação de subversão à ordem do real, do pensamento e da linguagem-imagem, explícita ou implicitamente política”, escreve Antonio Arévalo.
Em THIS_PLACEMENTS, o ocidente e o oriente adquirem assim uma nova dimensão, lado a lado, em quatro grandes projeções, quatro realidades, quatro continentes: África (Niamey, Níger), Ásia (Hanói, Vietnam), Europa (Veneza, Itália) e América (Recife, Brasil). Quatro cidades do mundo vistas simultaneamente a partir da metáfora de uma trajetória imaginária. A obra indaga também sobre a percepção de uma paisagem inexistente, sobre o conceito de deslocamento de tempo/espaço, criando assim, uma nova realidade antropogeográfica e virtual, propondo um dialogo entre as diversas culturas através da arte.
O artista e cineasta CÉSAR MENEGHETTI marca assim a sua volta ao país, depois de ter vivido muitos anos na Europa e ter produzido uma vasta obra ainda pouco conhecida no Brasil. Além do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011, ele inaugurou este ano mostras individuais em Roma e em Salvador e teve seu trabalho I\O _EU É UM OUTRO apresentado na 54° Bienal de Veneza, no evento Biennale Sessions, em outubro.
A ocupação de CÉSAR MENEGHETTI ficará aberta ao público diariamente na FunarteGaleria Nordeste de Artes Visuais de Recife até 15 de janeiro de 2012, exceto nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1° de janeiro. Após Recife, a obra THIS_PLACEMENTS foi convidada a participar de uma coletiva internacional itinerante composta por 10 instalações de 10 artistas estrangeiros e brasileiros a ser realizado em Turim, Liubliana, Varsóvia e Middelburg.
SERVIÇO:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::://////////////////////////
THIS_PLACEMENTS – mostra de César Meneghetti
Inauguração:
15 de dezembro | quinta, 19h
Visitação
: 16 de dezembro a 15 de janeiro 2012 | domingo a sexta, das 10h às 18h
Complexo Cultural Funarte Recife – Sala Nordeste de Artes VisuaisRua Bom Jesus, 237 – Bairro do Recife, Recife, PE - 50030-170 +55 81 3117 8442
Entrada Franca
SOBRE O ARTISTA::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::://////////////////////////
CÉSAR MENEGHETTI (São Paulo, 1964), artista visual e cineasta, realiza um trabalhocrossmedia de técnicas e de conteúdo, que se debruça sobre a questão do outro antropológico e sobre o conceito de limites e confins, sejam eles geográficos, sociais, políticos, psicológicos ou linguísticos. Através da pesquisa e da interação de ferramentas tradicionais e contemporâneas (filme, vídeo, fotografia, web, pintura, instalação e percursos relacionais) MENEGHETTI extrai e isola fragmentos da realidade, para depois elaborá-los, inserindo-os em um novo contexto.
É formado pela FAAP-SP (Artes Plásticas), pela City of London Polytechnic (Mixed Media Arts) e pelo renomado Centro Sperimentale di Cinematografia de Cinecittà. Retorna ao Brasil depois de 24 anos, após ter realizado um vasto número de trabalhos e obras multidisciplinares na Europa, Ásia e África mostrados em mais de 40 países onde obteve inúmeros reconhecimentos. Participou das Bienais de Sharjah, Cerveira, Teheran, Adriatica, Trevi FlashArt, La Paz, Bruxelas, Arte Eletronica di Roma, Inter-American de Washington e Bienal de Veneza 51 (Pavilhão Latino-americano), Transmediale, MicroWave, VideoBrasil etc. Tem obras na coleção do MAB-SP Museu de Arte Brasileira, no MLAC - Museo Laboratorio di Arte Contemporanea e no MACRO Museo di Arte Contemporanea di Roma. É um dos 99 artistas selecionados na antologia “Made in Brasil – 30 anos de vídeo brasileiro”, de Arlindo Machado. CÉSAR MENEGHETTI é - segundo a historiadora de arte italiana Simonetta Lux - um dos 22 artistas mais representativos do momento, analisados e definidos por ela “hiper-contemporâneos”, no seu volume “Arte Iperconteporanea – un certo loro sguardo”.
Em 2010-2011, CÉSAR MENEGHETTI recebeu o prêmio Brasil Arte Contemporânea da Fundação Bienal de São Paulo com o projeto I\O EU É UM OUTRO, uma obra relacional e interativa que também em 2011, foi tema da Biennale Sessions, evento especial da 54° Bienal de Arte de Veneza. Ele foi contemplado com Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011 - Galeria Nordeste de Artes Visuais Recife. Ele vive e trabalha em São Paulo.
Maíra Brandão
Assessoria de Comunicação
Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE/MinC)

No comments:

Post a Comment

Search This Blog

Loading...
Preview on Feedage: tem-vaca-na-moita Add to My Yahoo! Add to Google! Add to AOL! Add to MSN
Subscribe in NewsGator Online Add to Netvibes Subscribe in Pakeflakes Subscribe in Bloglines Add to Alesti RSS Reader
Add to Feedage.com Groups Add to Windows Live iPing-it Add to Feedage RSS Alerts Add To Fwicki
Add to Spoken to You
Entertainment Powered by Mysiterank Dr.5z5 Open Feed Directory Feedage Grade B rated

Blog Archive