About Us tem vaca na moita tem vaca na moita Of All Categories Academics, Arts, Autos, World & Business, World News, Business & Finances, Consulting, Entrepreneurship, Politics, Career & Jobs, Computers, Education & Training, Entertainment, Celebrities, Movies, Music Television, Food & Drink, Games, Gaming News, Nintendo Wii,PC Games, PlayStation Xbox 360, Health & Fitness, Home & Garden, Humor, Law & Legal, Lifestyle, Fashion, Marketing, SEO, Mobile, Personal, Parenting, Relationships, Pets, Photos, Real Estate, Recreation & Sport, Religion, Science, Shopping, Sports, Baseball, Basketball, Extreme, Football, Golf, Hockey, Motorsport, Soccer, Tennis, Technology, Tech News, Apple, Blogging, Design, Gadgets, Hardware, Internet, Linux/Unix, Microsoft, Programming, Security, Software, Web 2.0, Wireless, Web Hosting, Travel, Video Blogs, Writing, Wallpaper.

Monday, November 7, 2011

Governo do RN, PGE, Ctmas e Sebrae realizam evento internacional sobre sustentabilidade para a Copa 2014

A realização da Copa do Mundo de 2014 e os impactos sócio-ambientais trazidos por um evento da magnitude de um Mundial de futebol serão debatidos nos próximos dias 23 e 24 de novembro no auditório do Sebrae/RN. A data marca a realização da “Oficina de Pegada de Carbono”, evento internacional promovido pelo Governo do RN, Procuradoria Geral do Estado e Câmara Temática Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014 (Ctmas/RN) em parceria com o Sebrae/RN.
A oficina é fruto da parceria entre os governos Federal e da Inglaterra, com participação da Useful Simple Projects (USP), empresa que prestou consultoria ao governo londrino para as Olimpíadas de 2012. No Brasil, a USP ficará a cargo da elaboração do inventário de emissões de gases de efeito (estufa GEE). A partir do levantamento, será desenvolvido um plano de ação para reduzir os gases.
A abertura da oficina terá a presença da governadora Rosalba Ciarlini, do embaixador britânico no Brasil, Alan Charlton, que fará a palestra inicial, dos secretários de estado e do município, assim como de representantes do Ministério do Meio Ambiente e do Esporte. Ainda participarão da oficina integrantes do poder público, universidades, empresas privadas e terceiro setor.

A Câmara Temática Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014 é um instrumento de governança vinculado à Câmara Temática Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Mundial e foi criado em fevereiro de 2011. O Ctmas/RN conta com parceria de 60 instituições entre elas o Sebrae, Fiern, OAB/RN, Ibama, ABIH, Abrasel, UFRN, UnP, Infraero, OAS/Arena das Dunas, Sinduscon, Codern, IFRN, Fucern, entre outros.
De acordo com a procuradora do estado e coordenadora do Ctmas/RN, Marjorie Madruga, a Câmara Temática está estruturada em seis grupos de trabalho: GT Mudanças Climáticas, Copa Orgânica e Sustentável, Resíduos e Reciclagem, Infra-estrutura, Turismo e Serviços e Áreas Verdes, cada qual com focos específicos. O grupo de trabalho de áreas verdes, por exemplo, abordará a criação e estruturação das unidades de conservação para pontos de visitação durante a Copa.
O GT de resíduos e reciclagem trabalhará com as sobras da construção civil e do lixo eletrônico. Sobre este último, Marjorie Madruga explicou que a abordagem é uma questão muito nova no Brasil e o único acordo setorial foi fixado no país no último dia 26 de agosto. A relevância do tema incide sobre o cuidado que se deve ter na destinação devida de materiais compostos de produtos tóxicos, como o arsênico, e metais pesados.
Já no GT de turismo e serviços, destacou Marjorie Madruga, projetos de eficiência energética para hotéis já foram apresentados. O processo antecipa o cuidado com estabelecimentos, já que em três anos os empreendimentos terão de ter um selo verde, uma certificação semelhante aos que é afixada em equipamentos eletrônicos.



LEGADO DA COPA
A coordenadora do Ctmas/RN destacou que os grupos de trabalho tendem a continuar as ações mesmo após o encerramento da Copa do Mundo de 2014. Isso porque as atividades trabalham com a conscientização da população em relação à questão ambiental e sustentabilidade. “O nosso objetivo é fazer dessa uma copa verde. Esse será o maior legado que o Mundial deixará para o Estado”, adiantou Marjorie Madruga. ”Temos potencial para crescer muito, mas para isso temos que ter um planejamento. O evento será nos próximos dias 23 e 24 trabalha justamente nessas questões”, completou.
Assessoria

No comments:

Post a Comment

Search This Blog

Loading...
Preview on Feedage: tem-vaca-na-moita Add to My Yahoo! Add to Google! Add to AOL! Add to MSN
Subscribe in NewsGator Online Add to Netvibes Subscribe in Pakeflakes Subscribe in Bloglines Add to Alesti RSS Reader
Add to Feedage.com Groups Add to Windows Live iPing-it Add to Feedage RSS Alerts Add To Fwicki
Add to Spoken to You
Entertainment Powered by Mysiterank Dr.5z5 Open Feed Directory Feedage Grade B rated

Blog Archive