About Us tem vaca na moita tem vaca na moita Of All Categories Academics, Arts, Autos, World & Business, World News, Business & Finances, Consulting, Entrepreneurship, Politics, Career & Jobs, Computers, Education & Training, Entertainment, Celebrities, Movies, Music Television, Food & Drink, Games, Gaming News, Nintendo Wii,PC Games, PlayStation Xbox 360, Health & Fitness, Home & Garden, Humor, Law & Legal, Lifestyle, Fashion, Marketing, SEO, Mobile, Personal, Parenting, Relationships, Pets, Photos, Real Estate, Recreation & Sport, Religion, Science, Shopping, Sports, Baseball, Basketball, Extreme, Football, Golf, Hockey, Motorsport, Soccer, Tennis, Technology, Tech News, Apple, Blogging, Design, Gadgets, Hardware, Internet, Linux/Unix, Microsoft, Programming, Security, Software, Web 2.0, Wireless, Web Hosting, Travel, Video Blogs, Writing, Wallpaper.

Friday, November 25, 2011

Especialistas defendem reformas pela sustentabilidade da agricultura

[Vicente Eduardo de Almeida, presidente do Sinpaf; Kepler Euclides, pesquisador da Embrapa; e senador Cristovam Buarque (PDT-DF).]Em audiência pública sobre o futuro da agricultura, realizada na Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Rio+20 nesta quinta-feira (24), pesquisadores manifestaram preocupação com os rumos da produção agropecuária, citando fatores como o crescimento da população e o agravamento de fenômenos climáticos para defender o aprimoramento técnico e reformas econômicas. A reunião foi presidida pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF).
Vicente Eduardo de Almeida, presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), fez críticas duras ao modelo de agronegócio baseado em latifúndios, defendendo, em seu lugar, uma agricultura de futuro voltada para os interesses da população. Além da concentração de terras, frisou, o Brasil produz excesso de gás carbônico na agropecuária e é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo.
O pesquisador defendeu maior intervenção estatal em defesa da soberania alimentar, salientando que poucas empresas ditam a política agrícola no país - situação que, segundo ele, foi alvo de reclamação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A reserva legal determinada pelo Código Florestal foi vista como necessidade absoluta, pois a interação com o ambiente natural mantém 50% da soja hoje plantada.
Por sua vez, Kepler Euclides Filho, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), analisou as tendências para o futuro, declarando que as mudanças na agricultura devem levar em conta o aumento da urbanização e a mudança do perfil das famílias - fatores que, em seu ponto de vista, devem conduzir a demandas diferentes de alimentos.
Ele considerou uma "briga de cachorro grande" a produção de alimentos mais saudáveis e frisou que, à medida que aumenta a informação da sociedade, aumentam também suas demandas em todos os aspectos. Kepler defendeu um papel forte da extensão pública e da formação de redes de produtores que melhore as tomadas de decisão e estimule a capacitação. 
Zander Navarro, também pesquisador da Embrapa, comentou os desafios da agricultura e fez vários questionamentos sobre o estado do mundo em cenários de futuro. Ele lembrou o agravamento da redução da disponibilidade de água e o aumento da renda per capita prevista para as próximas décadas, que terá forte impacto na demanda e nos preços dos produtos.
O pesquisador citou fatores históricos que levaram à propriedade fundiária concentrada, mas citou estatísticas que mostram que a modernização da agricultura -especialmente a verificada desde os anos 1970 - não correspondeu ao aumento da concentração de terras, exceto em casos regionais isolados.
Paulo Cezar Barreto / Agência Senado

No comments:

Post a Comment

Search This Blog

Blog Archive