About Us tem vaca na moita tem vaca na moita Of All Categories Academics, Arts, Autos, World & Business, World News, Business & Finances, Consulting, Entrepreneurship, Politics, Career & Jobs, Computers, Education & Training, Entertainment, Celebrities, Movies, Music Television, Food & Drink, Games, Gaming News, Nintendo Wii,PC Games, PlayStation Xbox 360, Health & Fitness, Home & Garden, Humor, Law & Legal, Lifestyle, Fashion, Marketing, SEO, Mobile, Personal, Parenting, Relationships, Pets, Photos, Real Estate, Recreation & Sport, Religion, Science, Shopping, Sports, Baseball, Basketball, Extreme, Football, Golf, Hockey, Motorsport, Soccer, Tennis, Technology, Tech News, Apple, Blogging, Design, Gadgets, Hardware, Internet, Linux/Unix, Microsoft, Programming, Security, Software, Web 2.0, Wireless, Web Hosting, Travel, Video Blogs, Writing, Wallpaper.

Thursday, November 24, 2011

Febre aftosa é assunto de audiência da Governadora no Ministério da Agricultura

image A governadora Rosalba Ciarlini esteve no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília, para tratar sobre o reconhecimento do estado como área livre de febre aftosa. Ao lado do deputado federal Betinho Rosado, ela conversou com representantes do Ministério, que elogiaram sua iniciativa de ir até lá. “A presença da senhora no Ministério dá uma reforçada nas intenções do estado, pois nós já conhecemos o Secretário de Agricultura e sabemos do interesse dele em resolver a situação, mas a Governadora vindo e tentando resolver é um momento histórico”, observou o secretário de Defesa Agropecuária, Francisco Sérgio Jardim.
Atualmente, três estados estão na lista dos que merecem mais atenção do Mapa em relação à aftosa: Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. Porém, recentemente foi realizado um estudo para detectar as deficiências ainda existentes nesses estados e que os impedem de atingir o status. O principal deles é a falta de profissionais para atuar na prevenção à doença. “Nós não queremos apenas resolver o problema da aftosa, mas fortalecer e ampliar a equipe de profissionais que vão trabalhar na prevenção da doença”, disse o diretor do Departamento de Saúde Animal, Guilherme Marques, lembrando que as exigências feitas pelo Mapa são baseadas em critérios estabelecidos internacionalmente, o que exige o ajuste de alguns processos que vêm sendo desenvolvidos.
Diante do diagnóstico apresentado, a Governadora se comprometeu a resolver a situação, atendendo ao pedido da equipe do Ministério para fazer um levantamento entre os servidores do Estado e ver quem pode ajudar no processo. “O Rio Grande do Norte vai estar fora da aftosa, nós vamos superar as dificuldades e ser área livre da doença, vocês podem ficar tranquilos”, reforçou Rosalba.
O Ministério da Agricultura está adotando uma nova maneira de acompanhar a vacinação e evolução da doença no Brasil, fazendo uma divisão regional para facilitar a atuação contra a aftosa. De acordo com o ministro Mendes Ribeiro, “o critério da regionalização nos fará investir em determinadas áreas, nos estados mais necessitados”. O trabalho no Rio Grande do Norte será viabilizado a partir de um convênio com o Mapa para liberar recursos que serão utilizados pelo Estado para a adequação solicitada pelo Ministério.
Nos próximos anos, R$ 6 milhões serão investidos no RN, desde que o estado tenha como investir em infraestrutura. Já na próxima semana, uma equipe do Ministério da Agricultura estará em Natal para definir as ações que o RN deve adotar para adquirir o status de área livre de febre aftosa.
assessoria

No comments:

Post a Comment

Search This Blog

Blog Archive