About Us tem vaca na moita tem vaca na moita Of All Categories Academics, Arts, Autos, World & Business, World News, Business & Finances, Consulting, Entrepreneurship, Politics, Career & Jobs, Computers, Education & Training, Entertainment, Celebrities, Movies, Music Television, Food & Drink, Games, Gaming News, Nintendo Wii,PC Games, PlayStation Xbox 360, Health & Fitness, Home & Garden, Humor, Law & Legal, Lifestyle, Fashion, Marketing, SEO, Mobile, Personal, Parenting, Relationships, Pets, Photos, Real Estate, Recreation & Sport, Religion, Science, Shopping, Sports, Baseball, Basketball, Extreme, Football, Golf, Hockey, Motorsport, Soccer, Tennis, Technology, Tech News, Apple, Blogging, Design, Gadgets, Hardware, Internet, Linux/Unix, Microsoft, Programming, Security, Software, Web 2.0, Wireless, Web Hosting, Travel, Video Blogs, Writing, Wallpaper.

Thursday, November 3, 2011

Governo do Estado e MDA se unem em ações do programa Brasil Sem Miséria

image Governadora e Sec Betinho Rosado recebem Raimundo Costa Sorbrinho, do MDA - Elisa Elsie
A governadora Rosalba Ciarlini recebeu na manhã desta quinta-feira (03) o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no RN, Raimundo Costa Sobrinho, para discutir as ações do programa Brasil Sem Miséria na região do Alto Oeste. O programa do Governo Federal vai atender 880 famílias em 10 municípios. O encontro também contou com a participação do secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Betinho Rosado, e do diretor-geral da Emater, Ronaldo Cruz.
A ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai acontecer em parceria com a Cooperativa de Trabalho para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Oeste Potiguar (Codesaop). Com investimento de R$ 900 mil, o programa atuará em quatro pontos: identificação das famílias, inclusão no processo produtivo, geração de renda e acesso a políticas públicas. “Esses municípios e essas famílias foram escolhidos porque possuem uma situação de extrema pobreza”, explicou o delegado do MDA no RN, Raimundo Costa.

Além disso, o programa Brasil Sem Miséria vai oferecer, junto com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), crédito fundiário no valor de R$ 2,4 mil para cada família, além da distribuição de 24 mil sementes. A governadora Rosalba Ciarlini mostrou-se disposta a pactuar ações junto ao Governo Federal para que as ações do programa possam ser ampliadas para outras regiões do estado. “Nessa parceria que será formada, entre as esferas federal, estadual e municipal, o Governo do Estado será um grande parceiro. Vamos somar esforços para encontrar soluções e conseguir que essas pessoas possam ter melhores condições de vida”, afirmou.
Rosalba Ciarlini também disse que vai cobrar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que as ações do programa Brasil Sem Miséria possam ser levadas para outras regiões. “Temos famílias nessas situações em outras regiões do Rio Grande do Norte que precisam desse serviço. Nós já estamos com todo o mapa de identificação das famílias em extrema pobreza e vamos cadastrá-las para que elas possam ter acesso a essas ações”, garantiu. A expectativa do Governo Federal é que até 2014 todos os sete Territórios da Cidadania sejam atendidos pelo programa.
No próximo dia 16 de novembro, acontecerá a primeira reunião entre Governo Federal, Estado e Prefeituras para pactuar as ações desenvolvidas por cada esfera do Executivo nas ações do Brasil Sem Miséria. Os dez municípios beneficiados em 2011 serão: Paraná, Luis Gomes, Marcelino Vieira, Portalegre, Doutor Severiano, Venha Ver, Riacho da Cruz, Frutuoso Gomes, Encanto, Coronel João Pessoa.
Ainda participaram da reunião, representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do RN (Fetarn) e da Codesaop.
Demandas
O representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Raimundo Costa, aproveitou a oportunidade para pedir a ajuda do Governo do Estado em algumas demandas, como o funcionamento da Central de Comercialização da Agricultura Familiar.
De acordo com o diretor-geral da Emater, Ronaldo Cruz, a central foi inaugurada na gestão anterior, mas não entrou em funcionamento por problemas nas especificações técnicas de um elevador de acessibilidade e por entraves identificados pelo Corpo de Bombeiros no reservatório de água.
Rosalba Ciarlini cobrou a elaboração de um relatório para que possam ser dados os encaminhamentos necessários para o funcionamento da Central de Comercialização. “Quero que isso possa acontecer o mais rápido possível. Temos que entregar esse equipamento funcionando plenamente para as associações e cooperativas de agricultores”, enfatizou.
assessoria

No comments:

Post a Comment

Search This Blog

Blog Archive