About Us tem vaca na moita tem vaca na moita Of All Categories Academics, Arts, Autos, World & Business, World News, Business & Finances, Consulting, Entrepreneurship, Politics, Career & Jobs, Computers, Education & Training, Entertainment, Celebrities, Movies, Music Television, Food & Drink, Games, Gaming News, Nintendo Wii,PC Games, PlayStation Xbox 360, Health & Fitness, Home & Garden, Humor, Law & Legal, Lifestyle, Fashion, Marketing, SEO, Mobile, Personal, Parenting, Relationships, Pets, Photos, Real Estate, Recreation & Sport, Religion, Science, Shopping, Sports, Baseball, Basketball, Extreme, Football, Golf, Hockey, Motorsport, Soccer, Tennis, Technology, Tech News, Apple, Blogging, Design, Gadgets, Hardware, Internet, Linux/Unix, Microsoft, Programming, Security, Software, Web 2.0, Wireless, Web Hosting, Travel, Video Blogs, Writing, Wallpaper.

Friday, November 11, 2011

SANEAMENTO BÁSICO: UMA OBRA TÃO IMPORTANTE, MAS ESQUECIDA POR GRANDE PARTE DOS GOVERNANTES

Uma das obras mais importante que os governantes deveriam fazer, o sanemento básico, infelizmente é esquecido por grande parte dos governantes.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), para cada 1 dólar investido em saneamento, o poder público economiza em torno de 10 dólares, pois, com a realização de obras de saneamento, evita-se que o esgoto doméstico corra livremente pelas ruas, contaminando o solo, as águas e as pessoas e animais, além de evitar certos tipos de doenças e a proliferação de insetos.

A negativa de muitos govrnantes em investir em saneamento básico se deve ao fato de que, como o saneamento é feito por baixo da terra, não ficará exposta para o eleitorado, e assim, não dará voto.

A cidade do Natal, entre 1993 e 1996, foi governada pelo médico sanitarista Aldo Tinôco, e sua obra central foi a realização de saneamento básico, onde à época, pouco mais de 5% da cidade era saneada e o mesmo deixou a cidade com quase 50% de saneamento. Porém, foi considerado como um dos piores prefeitos do município.

Com a realização de saneamento, pode-se fazer uma estação de tratamento de esgoto, e a água, após tratada, poderia ser usada na agricultura, evitando desperdício e contribuindo para a geração de emprego e renda.

Portanto, temos que cobrar dos nossos administradores para que possam realizar obras em saneamento, pois isso proporcionará uma melhor qualidade de vida para todos, além de deixar a cidade mais bela e limpa.

Professor Marciano Dantas – Natal/RN

No comments:

Post a Comment

Search This Blog

Blog Archive