About Us tem vaca na moita tem vaca na moita Of All Categories Academics, Arts, Autos, World & Business, World News, Business & Finances, Consulting, Entrepreneurship, Politics, Career & Jobs, Computers, Education & Training, Entertainment, Celebrities, Movies, Music Television, Food & Drink, Games, Gaming News, Nintendo Wii,PC Games, PlayStation Xbox 360, Health & Fitness, Home & Garden, Humor, Law & Legal, Lifestyle, Fashion, Marketing, SEO, Mobile, Personal, Parenting, Relationships, Pets, Photos, Real Estate, Recreation & Sport, Religion, Science, Shopping, Sports, Baseball, Basketball, Extreme, Football, Golf, Hockey, Motorsport, Soccer, Tennis, Technology, Tech News, Apple, Blogging, Design, Gadgets, Hardware, Internet, Linux/Unix, Microsoft, Programming, Security, Software, Web 2.0, Wireless, Web Hosting, Travel, Video Blogs, Writing, Wallpaper.

Wednesday, November 16, 2011

Rosalba Ciarlini participa de abertura do X Congresso Nacional de Defensores Públicos

image A governadora Rosalba Ciarlini participou na noite desta terça-feira (15) da abertura do X Congresso Nacional de Defensores Públicos, realizado no pavilhão Dr. Morton Mariz, no Centro de Convenções. O evento se estende até esta sexta-feira (18) e o tema trabalhado em 2011 é a “Erradicação da pobreza na atuação da Defensoria Pública: as várias dimensões do acesso à justiça”. O evento tem realização do Governo do Estado e da Associação Nacional de Defensores Públicos.
Durante o congresso serão ministradas palestras sobre o papel institucional da Defensoria Pública no Sistema de Justiça e na defesa dos direitos dos cidadãos hipossuficientes. Ainda dentro do evento, temas como a infância e juventude, mecanismos de participação social no sistema de Justiça, defesa do consumidor e desenvolvimento sustentável, a dignidade da pessoa humana, erradicação da pobreza e cidadania e outros estão no programa de discussão.
A governadora Rosalba Ciarlini declarou que a Defensoria Pública é um elemento fundamental para se fazer justiça no Brasil. ”A Defensoria Pública é importantíssima porque apoia os pobres e carentes que tem na figura pública um órgão que pode acompanhar seus casos, combater a desigualdade e dar apoio nas questões jurídicas. No Rio Grande do Norte, estamos no processo estruturante e chegando a oito cidades no estado como Natal, Mossoró e Caicó”, explicou.
Rosalba Ciarlini falou ainda que para 2012 a Defensoria Pública ganhou espaço no orçamento financeiro do estado para que haja equiparação com funcionalismo do Ministério Público e Tribunal de Justiça. Antes, a Defensoria era dependente de outros órgãos e alguns servidores não eram de carreira.
A ministra da Igualdade Racial, Luiza Helena de Bairros, esteve presente no Congresso e observou que a Defensoria Pública no Brasil tem ganhado espaços importantes no Brasil. “Vários estados têm feito concursos para ampliar os quadros. Para nós da Secretaria de Igualdade Racial esse tipo de iniciativa é muito importante porque os defensores públicos podem efetivamente ampliar o acesso da população,negra em particular, à justiça”, lembrou.
O senador José Agripino enfatizou a figura do defensor público declarando que os “desvalidos que não podem pagar por um advogado tenham a segurança de ter seu direito defendido pelo estado. No entanto, o órgão ainda padece de quadros e é importante que seja prestigiado para crescer e ajudar a quem precisa”, encerrou.
O X Congresso Nacional de Defensores Públicos teve a presença do ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho; de Cláudia Queiroz, Defensora Pública Geral do RN; Wilde Matoso, presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Norte (Adpern) e da deputada estadual, Gesane Marinho.
assessoria

No comments:

Post a Comment

Search This Blog

Blog Archive