About Us tem vaca na moita tem vaca na moita Of All Categories Academics, Arts, Autos, World & Business, World News, Business & Finances, Consulting, Entrepreneurship, Politics, Career & Jobs, Computers, Education & Training, Entertainment, Celebrities, Movies, Music Television, Food & Drink, Games, Gaming News, Nintendo Wii,PC Games, PlayStation Xbox 360, Health & Fitness, Home & Garden, Humor, Law & Legal, Lifestyle, Fashion, Marketing, SEO, Mobile, Personal, Parenting, Relationships, Pets, Photos, Real Estate, Recreation & Sport, Religion, Science, Shopping, Sports, Baseball, Basketball, Extreme, Football, Golf, Hockey, Motorsport, Soccer, Tennis, Technology, Tech News, Apple, Blogging, Design, Gadgets, Hardware, Internet, Linux/Unix, Microsoft, Programming, Security, Software, Web 2.0, Wireless, Web Hosting, Travel, Video Blogs, Writing, Wallpaper.

Monday, November 21, 2011

Redação vale a estudantes uma viagem acadêmica e cultural ao Paraguai

Seis estudantes brasileiros que se destacaram no concurso de redação sobre o bicentenário da independência paraguaia serão premiados com uma viagem acadêmica e cultural à República do Paraguai, entre os dias 2 e 8 de dezembro. Além do Brasil, alunos do ensino médio da Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile e Colômbia participaram da edição 2011 do concurso histórico literário Caminhos do Mercosul.
Os jovens estudantes se encontrarão na capital Assunção, onde assistirão a apresentações que expressem a tradição cultural de seus países, como danças típicas e leitura de poesias. Depois, o grupo parte para o interior do país, para conhecer monumentos e lugares históricos. Na cidade de Encarnación, eles se encontram com historiadores para saber mais sobre o lugar onde ocorreu a Batalha de Takuari, que resultou na independência do Paraguai.
Investigação histórica foi o recurso textual mais utilizado pelos estudantes premiados. Hernann Forattini, 17 anos, porém, optou pela poesia. Ele passou um dia lendo sobre o tema e levou outros dois dias para escrever os 274 versos sobre a luta pela independência do Paraguai. “Foi difícil porque tive de ler muito para ter o sentimento daquela época. É uma história de coragem e amor”, resume o aluno do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Francisco Menezes Filhos.
Aluno do segundo ano da Escola Estadual Profª. Therezinha Sartori, em Mauá (SP), Guilherme Rodrigues de Souza, 16 anos, é outro aluno premiado. Durante uma semana ele pesquisou para escrever sobre o processo de independência do Paraguai. “Eu preferi escrever um pouco sobre diferentes pontos da independência, como as mulheres foram fortes”, conta ele, entusiasmado com a primeira viagem para fora do país. “É importante essa união entre os países do Mercosul”, diz o aluno, que quer se formar em engenharia.
Além de Hernann e Guilherme, integram o grupo brasileiro os estudantes Daniel Paiva de Macedo Júnior (CE), Joice Cleide Toga Maciel (AM), Cassiano Santana dos Santos (SE), e Flávio Torquatto (SE). A décima edição do concurso terá como tema de redação o bicentenário do Uruguai. O concurso literário é realizado em parceria com a Organização do Estados Ibero-Americanos (OEI) e os ministérios da educação do Mercosul.

Fonte: MEC

No comments:

Post a Comment

Search This Blog

Blog Archive