About Us tem vaca na moita tem vaca na moita Of All Categories Academics, Arts, Autos, World & Business, World News, Business & Finances, Consulting, Entrepreneurship, Politics, Career & Jobs, Computers, Education & Training, Entertainment, Celebrities, Movies, Music Television, Food & Drink, Games, Gaming News, Nintendo Wii,PC Games, PlayStation Xbox 360, Health & Fitness, Home & Garden, Humor, Law & Legal, Lifestyle, Fashion, Marketing, SEO, Mobile, Personal, Parenting, Relationships, Pets, Photos, Real Estate, Recreation & Sport, Religion, Science, Shopping, Sports, Baseball, Basketball, Extreme, Football, Golf, Hockey, Motorsport, Soccer, Tennis, Technology, Tech News, Apple, Blogging, Design, Gadgets, Hardware, Internet, Linux/Unix, Microsoft, Programming, Security, Software, Web 2.0, Wireless, Web Hosting, Travel, Video Blogs, Writing, Wallpaper.

Tuesday, November 22, 2011

Povos de Terreiro discutem políticas públicas para promoção das suas tradições Encontro será de 27 a 30 de novembro, em São Luís (MA)

Cerca de 200 pessoas, entre líderes de terreiros, quilombos e tribos,gestores governamentais e não-governamentais, acadêmicos e representantes de movimentos sociais de todo o Brasil estarão reunidos em São Luís (MA), no período de 27 a 30 de novembro, na Oficina Para Elaboração de Políticas Públicas de Cultura para Povos Tradicionais de Terreiro. O evento, idealizado pelo Ministério da Cultura (MinC), tem o objetivo de subsidiar a construção de políticas culturais para o segmento, com vistas à proteção, promoção e consolidação de suas tradições, reconhecendo seus ritos, mitologias, simbologias e expressões artístico-culturais.
A secretária de Cidadania Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, inicia os trabalhos da oficina, no dia 28, às 16h, no Teatro João do Vale, quando serão apresentados os objetivos e metodologia do encontro. Às 20h, no mesmo espaço cultural, haverá solenidade de abertura da Oficina para Povos de Terreiros e, às 22h, na Praça Nauro Machado, o grupo nigeriano Batá Lebe mostra um pouco das raízes do povo Yorubá da África Ocidental, através do trabalho artístico que mistura percussão, canto e dança. A referência do grupo é o Bata, instrumento tradicional que remete aos ritos religiosos africanos, cujo som é comparado ao de um trovão.
Já na terça-feira, 29 de novembro, as dinâmicas serão dedicadas aos debates e reflexões voltados para as políticas públicas, iniciando às 9h, no Teatro João do Vale, com uma fala da coordenadora de Povos Tradicionais da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC/MinC), Jô Brandão. Ainda pela manhã, os participantes formarão Grupos de Trabalho (GTs), sobre os seguintes temas: Patrimônio Cultural e Direitos; Fomento e Sustentabilidade; Direitos Civis e Culturais; Cultura e Comunicação; eCultura, Saúde e Meio Ambiente. A proposta é que cada grupo discuta ao longo do dia suas especificidades acerca dos eixos sugeridos para produzir propostas de ação política.
Na quarta-feira (30), às 8h30, uma mesa redonda, no Teatro João do Vale, traz o doutor em etnomusicologia, natural da República Democrática do Congo, Kazadi Wa Mukuna-Kent, o pesquisador nigeriano e PhD em História da Arte pela Universidade de Indiana (EUA), Babatunde Lawal, o representante da Embaixada da Nigéria no Brasil, Olayanju Ayowumi Ayanwale, a roteirista nigeriana, Gbemisola Akinruli Comfort , a beninense presidente da Dan Mamy Orisha Assoc, Awouanvoegdé Lucie, e o secretário financeiro do Conselho Internacional para IFA Religion, Babalawo Kolapo Fatoogun, para a conversa “Ancestralidade africana: diálogos, memórias e revivências”.
Após o almoço, os participantes se reencontram no Teatro para a plenária final, com apresentação do conteúdo elaborado pelos Grupos de Trabalhos. Às 17h, está programado o encerramento do evento, com mesa composta pela secretária de Cidadania Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, pelo diretor do Departamento de Promoção ao Patrimônio Afro-brasileiro daFundação Palmares, Alexandro Reis, pela coordenadora substituta de Apoio e Sustentabilidade do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, Desirée Tozi, pela diretora de Programas da Secretaria de Políticas de Comunidades Tradicionais da SEPPIR, Silvany Euclênio Silva.
Além dos debates da Oficina Para Elaboração de Políticas Públicas de Cultura para Povos Tradicionais de Terreiro, haverá momentos de integração e vivência com exibição de curtas e longas metragens, cortejo, oficina de música africana, roda de conversa sobre conhecimentos tradicionais e uso de ervas, degustação de comidas de terreiros, e ainda um espaço voltado para brinquedos e brincadeiras populares.
A Oficina é uma realização da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC/MinC), da Fundação Cultural Palmares, do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), da Comissão Nacional de Povos de Terreiros, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (Secma), a Secretaria da Igualdade Racial do Maranhão (Seir/MA) e a Prefeitura de São Luís (Funcma).
Juventude de Terreiros
Integrando a programação da I Oficina Para Elaboração de Políticas Públicas de Cultura para Povos Tradicionais de Terreiro, no dia 27 de novembro, a partir das 14h30, acontece, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, a Conferência Livre da Juventude de Terreiros. O encontro visa a integração e articulação de jovens de terreiros do Maranhão e de outros estados brasileiros representados na ocasião, como, Alagoas, Brasília, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, para debater o texto base da 2ª Conferência Nacional de Juventude.
A Conferência Livre da Juventude de Terreiros é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Cidadania Cultural do MinC (SCC), a Secretaria Nacional da Juventude e a Secretaria de Igualdade Racial do Maranhão no intuito de garantir o acesso dos jovens de comunidades tradicionais ao amplo debate da próxima Conferência Nacional da Juventude, a ser realizada entre os dias 9 e 12 de dezembro de 2011, e que será norteada por três temas principais: Juventude – Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude.

No comments:

Post a Comment

Search This Blog

Loading...
Preview on Feedage: tem-vaca-na-moita Add to My Yahoo! Add to Google! Add to AOL! Add to MSN
Subscribe in NewsGator Online Add to Netvibes Subscribe in Pakeflakes Subscribe in Bloglines Add to Alesti RSS Reader
Add to Feedage.com Groups Add to Windows Live iPing-it Add to Feedage RSS Alerts Add To Fwicki
Add to Spoken to You
Entertainment Powered by Mysiterank Dr.5z5 Open Feed Directory Feedage Grade B rated

Blog Archive