About Us tem vaca na moita tem vaca na moita Of All Categories Academics, Arts, Autos, World & Business, World News, Business & Finances, Consulting, Entrepreneurship, Politics, Career & Jobs, Computers, Education & Training, Entertainment, Celebrities, Movies, Music Television, Food & Drink, Games, Gaming News, Nintendo Wii,PC Games, PlayStation Xbox 360, Health & Fitness, Home & Garden, Humor, Law & Legal, Lifestyle, Fashion, Marketing, SEO, Mobile, Personal, Parenting, Relationships, Pets, Photos, Real Estate, Recreation & Sport, Religion, Science, Shopping, Sports, Baseball, Basketball, Extreme, Football, Golf, Hockey, Motorsport, Soccer, Tennis, Technology, Tech News, Apple, Blogging, Design, Gadgets, Hardware, Internet, Linux/Unix, Microsoft, Programming, Security, Software, Web 2.0, Wireless, Web Hosting, Travel, Video Blogs, Writing, Wallpaper.

Wednesday, November 9, 2011

HENRIQUE ALVES DISCURSA SOBRE A VOTAÇÃO DA DRU

image DISCURSO DO LÍDER DO PMDB SOBRE A VOTAÇÃO DA DRU
A Câmara dos Deputados realizou entre a manhã de ontem e a madrugada desta quarta-feira (9), a votação parcial da Proposta de Emenda à Constituição sobre a Desvinculação das Receitas da União (DRU), em até 20% do orçamento até 2015. Foram quatro sessões extraordiárias entre às 9h da manhã de ontem e às 3h da madrugada de hoje. Os deputados votaram o texto principal da DRU e dois destaques. Na sessão desta quarta serão apreciados outros quatro destaques da PEC da DRU.
Já era madruga quando o deputado Henrique Eduardo Alves ocupou a tribuna do plenário da Câmara para, em nome da bancada do PMDB,  fazer um procunciamento (abaixo na íntegra) em defesa da proposta do governo para enfrentar a crise econômica internacional.
O SR. PRESIDENTE (Marco Maia) - Passo a palavra ao Líder Henrique Eduardo Alves, para falar em nome da Liderança do PMDB.
O SR. HENRIQUE EDUARDO ALVES (PMDB-RN. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, ouvi aqui neste plenário hoje referência de todos a todos que anteontem, ontem e hoje foram ora a favor e ora contra a DRU. Desde o Presidente Itamar Franco, o Presidente Lula e o Presidente Fernando Henrique Cardoso, todos aqui, um tempo, um bom tempo, foram a favor da DRU.
O que tem mudado e, portanto, procurando vitimar a DRU, não é o seu mérito, é o registro de ser Oposição ou ser Governo, o Governo Itamar, o Governo Fernando Henrique Cardoso e o Governo Lula. Prova isso que todo tempo a DRU foi importante. O que mudava era apenas o lado deste plenário, se era o lado esquerdo a favor, Governo, se era o lado direito contra, Oposição.
Mas quero prestar uma homenagem à Oposição nesta noite, porque apresentou uma proposta séria, decente, de se aprovar, sem qualquer obstrução, na Câmara dos Deputados e no Senado, a DRU por 2 anos.
A proposta da Oposição foi de aprovar a DRU por 2 anos, sem qualquer obstrução aqui e no Senado. Aí, eu me pergunto: e se, por acaso, o Governo, meu prezado Líder Duarte, houvesse aceito essa proposta, se o Governo houvesse aceito a proposta decente e séria da Oposição de aprovarmos todos a DRU por 2 anos? Todos aqui estariam a discursar, aplaudindo, elogiando, votando, apoiando e aprovando. Se o Governo houvesse aceito a proposta da Oposição, os discursos que passei a ouvir, respeitosamente, da Oposição, seriam outros, porque todos seriam, pelo reconhecimento, no momento da vida econômica do Brasil e do mundo, a favor da DRU.
Então, o que muda da proposta da Oposição — poderíamos todos aqui estar nos abraçando, comemorando, indo cedo para casa — , não é a essência da DRU, mas apenas a visão de uma crise internacional que a Oposição, respeitosamente, vê de uma maneira, e o Governo, respeitosamente, vê de outro.
É apenas uma questão de segurança que a Oposição relativa e que o Governo prioriza. Então, é apenas a questão de 1 ano a mais ou de 1 ano a menos; se a crise que o Governo enxerga no mundo e que a Oposição ainda não enxerga claramente; se ela vai ser maior ou menor.
Não é a essência da DRU; não é a importância da DRU. Se o fosse, estaria aqui a Oposição aprovando os 2 anos, a base votando os 2 anos, este Plenário consagrando os 2 anos, ou seja, seria o reconhecimento desse instrumento que, desde Itamar Franco, os Governos todos usaram com aprovação maciça desta Casa.
E agora, diante desta colocação que faço, eu quero falar sobre o meu PMDB. É um partido, Sr. Presidente, que hoje tem 81 Deputados Federais. Eu ontem liguei para o Prefeito Eduardo Paes, pedindo que ele desconvocasse o seu Secretário, o Deputado Rodrigo Bethlem, do Rio de Janeiro,porque eu precisava do voto de todo peemedebista nesta noite, a favor da DRU.
O Deputado Rodrigo Bethlem chega hoje à noite. Publica-se no Diário Oficial, às 2 horas da manhã, a sua saída do secretariado e passa a incorporar o PMDB, perfazendo o número de 81 Deputados Federais.
Esse partido, que no passado foi tão difícil reunir, e muito mais, unir, hoje é tão fácil reuni-lo e uni-lo. Hoje eu reuni a bancada do PMDB, Sr. Presidente, diante da importância dessa matéria, para que o partido decidisse democraticamente o que fazer. Entramos na reunião com algo em torno de 15 a 20 Deputados dispostos a votar contra a matéria, por várias razões, até mesmo nos gestos mais simples de obstrução. Pois saímos da reunião de 2 horas da bancada do PMDB — e eu não vou esperar o painel apontar — , um partido que hoje tem maturidade, clareza, responsabilidade e transparência. Eu não vou esperar o painel apontar os votos, eu vou anunciá-los antes, numa prova da confiança nessa bancada, que assim agiu em relação ao salário mínimo, que era bom para o País, e era a proposta do nosso Governo; que assim agiu em relação ao Código Florestal, que era bom para o País, e não era de todo agradável para o nosso Governo; que assim agiu porque era bom para o País, e, com o apoio do nosso Governo,na regulamentação da Emenda 29. Pois hoje eu estouaqui, com muita honra — e que honra, que alegria eu poder estar aqui agora — com 41 anos neste PMDB do meu pequenino Estado, o Rio Grande do Norte. Eu posso dizer a este Plenário que,dos 81 Deputados Federais esse painel vai registrar seus votos agora, 1 hora da manhã, às 2 horas da manhã, às 3 horas da manhã, no dia de amanhã, na tarde de amanhã, na noite de amanhã, não importa — o PMDB assumiu esse compromisso e vai honrá-lo. Eu quero anunciar a este Plenário que, dos 81 votos do PMDB, apenas um Deputado eu não pude trazer, porque está na Antártida com a Marinha, e era impossível trazê-lo a tempo. Os outros 80 Deputados do PMDB, todos, sem exceção, por unanimidade, vão votar a favor da DRU.
Eu quero agradecer de público a este partido amadurecido, responsável, que é o novo PMDB da bancada da Câmara Federal deste País. (O microfone é desligado.)
O SR. PRESIDENTE (Jorge Tadeu Mudalen) - Encerrada...
O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES NETO (DEM-BA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Para concluir, para concluir, Presidente. Queremos ouvir o Líder Henrique Alves um pouco mais — um discurso tão bom.
O SR. PRESIDENTE (Jorge Tadeu Mudalen) - Para concluir, Deputado Henrique.
O SR. HENRIQUE EDUARDO ALVES - Agradeço a atenção privilegiada de V.Exa., com quem eu aprendo tanto nesta Casa, com o seu talento, com a sua competência, tanto que eu sei que V.Exa. foi um dos principais formuladores de aprovar a matéria por 2 anos. Eu imagino a sua alegria. Se o Governo houvesse aceito a proposta, eu estaria abraçando V.Exa. agora, todos nós felizes. Mas já que o Governo não aceitou a proposta séria — eu não estou brincando aqui, pois foi uma proposta decente, foi uma proposta que eu respeito — lamento não ter sido ela a vitoriosa.
Para finalizar, quero agradecer à minha bancada do PMDB, de tantas matizes diferenciadas, mas que, nesta noite, antecipa que, dos seus 81 votos, à unanimidade, votará, portanto, a favor da DRU.
Eram essas as palavras que gostaria de deixar registradas nesta noite, em nome da bancada do PMDB.
Muito obrigado, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados.
Assessoria de Imprensa

No comments:

Post a Comment

Search This Blog

Loading...
Preview on Feedage: tem-vaca-na-moita Add to My Yahoo! Add to Google! Add to AOL! Add to MSN
Subscribe in NewsGator Online Add to Netvibes Subscribe in Pakeflakes Subscribe in Bloglines Add to Alesti RSS Reader
Add to Feedage.com Groups Add to Windows Live iPing-it Add to Feedage RSS Alerts Add To Fwicki
Add to Spoken to You
Entertainment Powered by Mysiterank Dr.5z5 Open Feed Directory Feedage Grade B rated

Blog Archive