O jornal Valor Econômico publicou nesta quinta-feira (1o) sobre as negociações entre Executivo e Legislativo no que diz respeito aos investimentos do Governo Federal para a educação nos próximos dez anos. A notíca é intitulada "Governo deve aceitar aumentos dos recursos para educação". O jornal destacou posição da presidenta da Comissão de Educação e Cultura, Fátima Bezerra (PT/RN), que trava uma luta no Congresso Nacional para que o Executivo aumente o percentual de investimento previsto no Plano Nacional de Educação, de 7% do PIB.
O relator do projeto na comissão especial, deputado federal Ângelo Vanhoni (PT/PR), atendendo a reivindicações de movimentos sociais ligados à Educação, aumentou o percentual para em torno de 8%. O projeto ainda não foi apresentado.
O Valor Econômico destaca reunião de ontem (30) entre Vanhoni, Fátima Bezerra e os ministros Gleisi Hoffman (Casa Civil), Ideli Salvatti (Relações Institucionais), Guido Mantega (Fazenda) e Fernando Haddad (Educação), agendada pelo Palácio do Planalto para discutir o assunto.
Para Fátima Bezerra, “os 7% são um avanço, mas que era preciso ousar mais”. "Quando o governo definiu o índice dele foi á luz das metas que eles colocaram. Mas acontece que ampliamos essas metas aqui e por isso nossa conta é maior, porque as metas nossas são maiores", afirmou ao jornal.
O Valor Econômico também detalhou emendas apresentadas pela presidenta da Comissão de Educação e Cultura, como a "iguala o rendimento médio do profissional do magistério aos dos demais profissionais com escolaridade equivalente".
Leia aqui a matéria na íntegra.
assessoria
No comments:
Post a Comment